PT aprova resolução
que permite aliança proporcional
O Partido dos Trabalhadores vai se coligar proporcionalmente com o PSB e o PMDB. A resolução foi aprovada ontem, em reunião extraordinária do diretório municipal do partido. Também foi aprovado na reunião que o encontro municipal do partido não será mais dia 7 de junho. A nova data agora é dia 26 de abril (próxima segunda-feira). O encontro será um dia antes da reunião do diretório municipal do PSB, e suas decisões servirão como argumento para desmobilizar a candidatura de Rogério Marinho. A resolução também reafirmou como prioridade a reeleição os vereadores do PT e ampliação da bancada.
Ainda esta semana deve haver encontro entre representantes do PT, do PMDB e do PSB para definir quantas vagas cada legenda terá na chapa proporcional. A deputada federal Fátima Bezerra ainda contará com o apoio de uma outra chapa proporcional, formada pelo PHS, PSC, PCdoB, PTN e PRB. Há ainda a possibilidade do PDT vir a apoiar a deputada Fátima Bezerra, o que nesse caso geraria uma terceira chapa proporcional porque o partido do deputado Álvaro Dias já decidiu que terá chapa proporcional própria.
Até o final de semana passada, o processo de formação da chapa proporcional entre PT, PSB e PMDB estava emperrado. De um lado o PSB cobrava ao PT que se resolvesse internamente e sinalizasse por meio de resolução que aceitava se coligar na proporcional. Do outro lado, o PT não conseguia se resolver porque setores do partido entendiam que não havia como dizer que aceitavam a coligação proporcional sem que antes o PSB resolvesse a questão da candidatura de Rogério Marinho.
Na sexta-feira o impasse chegou a um ponto crítico no qual o tesoureiro do PT municipal, Tárcio Fontenelli, se retirou de uma reunião com o PMDB e o PSB após ouvir de Cláudio Porpino o comentário que alas do PT não queriam a aliança. Na mesma sexta-feira, uma nova reunião começou a resolver os problemas dentro do PT. Ela contou com a presença da deputada Fátima Bezerra e dos vereadores Júnior Rodoviário e Fernando Lucena. A solução ficou dependendo de uma reunião extraordinária que precisava de um terço do diretório para ser convocada. De segunda-feira para ontem foram obtidas 21 assinaturas (o diretório tem 37 membros) e a reunião pôde ser realizada. Às 21h15 d ontem a reunião acabou, com a aprovação para a coligação proporcional e para o encontro dia 26. Hoje, Fátima Bezerra se reúne com os deputados Robinson Faria e Henrique Eduardo Alves.
22/05/2008 - Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário