quinta-feira, 3 de julho de 2008

CIDADANIA É PARTICIPAÇÃO



POR CLÁUDIO DAMASCENO

Todos nós sabemos o quanto é alto o custo de uma campanha política.

Sabemos também que a sociedade, em sua maior parte, foi influenciada ao longo da nossa história a pensar que, por causa desse alto custo, somente quem tem dinheiro pode concorrer a cargos públicos.

Essa crença produz um pensamento vicioso que sustenta a velha política de coronéis e que dá razão a toda sorte de políticos autoritários que usam, em detrimento do povo, os cargos públicos em benefício de seus grupos sociais.

Como de fato uma campanha política é muito cara, os políticos de carreira são apadrinhados por “coronéis” e fazem acordos com empresas que fornecem dinheiro à campanha em troca do comprometimento da sua gestão.
O argumento do político corrupto é dizer que todos os políticos são iguais, que todos quando chegam ao poder fazem maracutaias. É lógico que, se houver esse tipo de comprometimento, eles certamente as farão.

O resultado nós já conhecemos: a população é excluída dos processos políticos e administrativos; seus interesses e prioridades só são lembrados por hipocrisia, com intenção eleitoreira ou, se são realizados, em geral o são para desvios de verbas públicas.

Pior ainda é que fica no imaginário coletivo um conceito extremamente negativo sobre a classe política, com toda razão, mas, sem fundamento.

O fato é que há muitos políticos intencionados a fazer gestões eficientes e democráticas, nas quais o povo seja a prioridade e o bem comum seja a única finalidade.

Estas pessoas éticas, com qualidades morais e ideológicas, que não aceitam dinheiro sujo e que estão prontas para representar bem a população são as que ficam em desvantagem no processo eleitoral.

Tomar parte numa campanha eleitoral confrontando-se com políticos tradicionais não é fácil. Requer muita habilidade política, respeito ao sentimento popular e recursos financeiros limpos.

Por isso, somente a participação cidadã da população, financiando candidaturas idôneas, poderá fazer frente à máquina eleitoreira das oligarquias.

Assim poderemos exigir dos eleitos, compromisso com a sociedade e competência administrativa.

Afinal CIDADANIA É PARTICIPAÇÃO.

7 comentários:

Anônimo disse...

legal seu texto, mas como vc emsmo disse os eleitores estão mal acostumados, mas aqui em santa cruz o prefeito trabalha nao tem o que falar dele... hoje nos temos orgulho de ser santacruzense...

Anônimo disse...

A pergunta que você anônimo ai de cima deve fazer é: O nosso prefeito trabalha com lisura ?, o que podemos concluir ao analisarmos sua vida pregressa ?, as obras que ele realiza são necessárias ?.........o sentimento de orgulho muitas vezes é importante, exceto quando o seu objeto é uma farsa, aí esse sentimento superior, torna-se um atestado de idiotismo.

Anônimo disse...

Bom, amigos, Santa Cruz tem os mais baixos índices de desenvolvimento humano do RN embora seja o município que mais recebeu verbas federais. Isso é de se questionar. É necessário também saber quais as prioridades da população.

Anônimo disse...

Pessoal eu fico logo desconfiado quando empreiteiras predominam num município. Aqui em Santa Cruz é só o que tem. Empresas de laranjas que só elas realizam trabalhos para a Prefeitura, que todo mundo diz que na verdade pertencem ao prefeito.

Anônimo disse...

acho o seguinte vcs do lado de petronio deveriam ver o que santa cruz é hoje em dia, uma cidade linda, toda calçada, asfaltada evai ser construida agora uma obra que vai desenvolver ainda mais a cidade porra vamos ter visão tambem, ter uma casinha que vale hoje 15.000,00 r$ no futu vai valer 30.000,00 que isso vamos usar da consciencia tambem.... vamos continuar esse trabalho lindo

Anônimo disse...

Cara, ninguém é contra a Santa. Mas quem tem consciência e contemporaneidade também se preocupa com o meio ambiente, as prioridades sociais, a participação democrática e o estímulo a cidadania que o gestor público deve promover. O problema não é a Santa. Santa, nenhuma, nunca deu problema. O problema são os demônios que estão alojados na prefeitura enchendo o saco com o dinheiro público. Queria saber de onde sai o dinheiro que esses desalmados, que exploram a fragilidade econômica da população, agora compram o voto das pessoas. Será que não é o dinheiro roubado, tirado da boca das crianças pobres do Paraíso e da Cega Matilde?

Anônimo disse...

É NAO SEI SE É O DINHEIRO ROUBADO COMO VOCÊ MENSIONOU AI... MAIS SEI DE UMA COISA O MAIOR PREFEITO DE TODOS OS TEMPOS EM SANTA CRUZ É O QUE ESTA NO PODER HOJE, BEM SE O QUE ELE INDICOU DER CONTINUIDADE A ESSE TRABALHO VOU TE FALAR UMA COISA SANTA CRUZ VAI SER A CIDADE MAIS LINDA DO TRAIRY ISSO TENHO CERTEZA, E QUERO MUITO VER ISSO POIS SOU SANTACRUZENSSE E NAO CONTRA-SANTA CRUZ ENTENDI, JA TIVEMOS VARIAS EXPERIENCIAS COM GENTE DE FORA ASSUMINDO A NOSSA PREFEITURA, POIS ACHO QUE ISSO DEVE FICAR NA CONSCIENCIA DE CADA UM... VALEW